Homeopatia e sua Atuação na Odontologia 

    Você sabia que a homeopatia na odontologia também visa cuidar das origens dos problemas bucais e não somente dos sintomas?

      O tratamento homeopático odontologico

    O tratamento homeopático é uma intervenção não convencional, criada com o objetivo de solucionar doenças físicas e psicológicas, sem a necessidade do uso de medicamentos artificiais.  

    Desta forma, os cirurgiões-dentistas homeopatas analisam a saúde geral do paciente, considerando todas as características que possam interferir na saúde dos dentes e no aparecimento dos sinais de doenças que afetam todos os tecidos bucais.  

    Contudo, mesmo sendo utilizada desde o século 19, muitas pessoas ainda duvidam sobre a efetividade desse tipo de tratamento. Mas a sua eficiência, além de ser cientificamente comprovada, também possui o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS)

    Assim, a homeopatia odontológica passou a ser considerada uma das mais de 200 especialidades, devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) desde 2015.

     

    Ela já tem mostrado resultados muito positivos no cuidado da saúde bucal dos pacientes brasileiros. 

     

    Inclusive por isso, muitos empreendedores têm investido na disponibilização de um plano odontologico para empresas que viabilizem o acesso dos funcionários a um tratamento mais completo.  

     

    Isso porque planos como esses auxiliam na identificação precoce de condições que podem afetar toda a sua saúde e desempenho. 

    Benefícios desse tipo de tratamento 

    O tratamento homeopático odontológico se inicia com a entrevista realizada pelo médico, durante a primeira consulta.  

     

    Ela garante um atendimento mais completo, que pode durar o dobro do tempo gasto convencionalmente, justamente devido a necessidade do acompanhamento quanto ao bem-estar e funcionamento de todo o organismo.  

     

    Assim, a anamnese – que é oferecida pelo plano odonto empresa – passa a incluir, além das queixas relacionadas às estruturas dentais, a investigação quanto a:  

     

    • Patologias gerais do paciente e dos familiares mais próximos;  
    • Hábitos alimentares;  
    • Rotinas diárias; 
    • Padrões de sono; 
    • Exercício físico, entre vários outros aspectos. 

    Desta forma, ao investir em um conhecimento mais amplo do organismo do paciente, o cirurgião-dentista pode identificar mais facilmente se as condições encontradas possuem uma origem psíquica, local ou generalizada.

     

    Isso acaba otimizando a escolha de medicamentos e de terapias odontológicas durante o tratamento de determinadas doenças.  

     

    Outra vantagem da Homeopatia na odontologia é a redução da toxicidade dos tratamentos medicamentosos e a eficácia das intervenções, especialmente, nos pacientes da terceira idade. 

     

    Isso porque as mudanças morfofuncionais originadas devido ao envelhecimento, deixa os pacientes mais sensíveis a patologias e a reações adversas a fármacos.  

     

    Assim, o uso de algumas substâncias homeopáticas, como a Ambra grisea e a Barita carbônica, auxiliam na redução desses problemas bucais, sem causar nenhum tipo de efeito colateral importante.  

     

    Procedimentos bucais homeopáticos 

     

    Muitas pessoas se preocupam com como funciona plano odontologico empresarial, em relação ao alcance clínico dos medicamentos ou tratamentos homeopáticos dentários. 

     

    No entanto, como esse tipo de tratamento visa o cuidado de condições e doenças importantes, geralmente as operadoras de assistência médica cobrem as intervenções necessárias.

     

    Entre os procedimentos bucais que podem ser curados por meio da homeopatia, temos: 

    • Bruxismo;  
    • Cáries;  
    • Disfunções na Articulação temporomandibular (DTM);  
    • Dores no nervo trigêmeo;  
    • Estomatite aftosa; 
    • Halitose; 
    • Inflamações gengivais leves; 
    • Periodontia crônica; 
    • Síndrome da ardência bucal (SAB). 

     

    Inclusive os procedimentos cirúrgicos e as recuperações pós-operatórias podem ser beneficiados pelos cuidados homeopáticos. 

     

    Isso porque, os medicamentos disponibilizados auxiliam na prevenção de quadros hemorrágicos, aceleram a cicatrização dos tecidos orais e ainda evitam os abcessos e dores.  

     

    Assim, o investimento em um plano ideal odonto empresas rede, como forma de viabilizar o acesso a esse tipo de atendimento, pode tornar as consultas mais agradáveis para os pacientes e as intervenções menos incômodas.

     

    Inclusive para os 15% da população que sofrem com a odontofobia, o medo de comparecer ao dentista.  

     

    Como o tratamento homeopático odontológico se diferencia da intervenção terapêutica comum 

     

    Mesmo se tratando dos mesmos tipos de tratamentos e procedimentos inclusos no atendimento odontológico convencional, a abordagem homeopática funciona como uma complementação desse atendimento. 


    Justamente por integrar o funcionamento de todo o organismo durante o processo de cura. 

     

    Afinal, não raramente, uma condição generalista pode ser a verdadeira causa dos problemas bucais. 

     

    Por isso, a intervenção local só solucionará o sintoma apresentado temporariamente, como é o caso da diabetes, do estresse ou das crises de ansiedade que tornam o paciente mais suscetível ao aparecimento de cáries e outras patologias.  

     

    Assim, optar pela contratação de um plano odonto pme - ou de qualquer serviço de assistência médica odontológica - que viabilize esse tipo de atendimento, pode significar uma melhora na saúde e bem-estar geral de todos os beneficiários.  

     

    Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.